Sociedade Filarmónica Goleganense 1.° Janeiro

Desde a sua fundação, a 8 de Outubro de 1932, esta Sociedade Filarmónica tem desenvolvido uma valiosa actividade na formação de músicos. Para a história registe-se que a banda saiu pela primeira vez às ruas da Vila no dia 1 de Janeiro de 1933, sendo então composta por 33 elementos.sociedade_filarmonica_golanense

Ao longo dos anos conseguiu assumir-se como uma Filarmónica de prestígio nacional. A tal ponto que em 1982, através da escola de música da colectividade, formaram-se 28 jovens, os quais vieram com o seu talento e juventude reforçar e dar um novo alento ao agrupamento. Mas nos alvores da década de 90, mais precisamente em 1993, a Sociedade atravessaria uma grave crise, ficando quase inactiva, ponderando-se mesmo a sua dissolução. Graças à preserverança de algumas pessoas conseguiu sobreviver.

A direcção actual, ao longo do seu mandato, tem feito alguns esforços no sentido de desenvolver cada vez mais algumas actividades, nomeadamente a escola de solfejo e formação musical, abrindo inscrições para aulas de viola e guitarra eléctrica, estando prevista a constituição a médio prazo de uma Orquestra de Música Ligeira da Golegã. A sede desta colectividade encontra-se no Largo D. Manuel I, nas antigas instalações da escola primária, que a Câmara Municipal da Golegã cedeu para o efeito.