Associação Cultural “Cantar Nosso”

A Associação Cultural "Cantar Nosso" é uma Instituição de Utilidade Pública e CCD do Inatel está inscrita no RNAJ, não tem fins lucrativos e constitui-se em departamentos.

Em 2002 celebrou um protocolo com o Município da Golegã sob o qual se fundou a CASA DA MÚSICA. Sedeada no edifício construído de raiz por esta associação, onde funcionam harmoniosamente o Conservatório Regional de Música da Golegã e esta Associação Juvenil.casa_musica

O Grupo de Música Popular foi fundado em 1987 esteve na origem da criação desta associação juvenil, a formação actual, sendo a 3ª, compõe-se de jovens possuidores de conhecimentos musicais.

No reportório constam temas tradicionais da Golegã, do continente e das ilhas.

Do seu palmarés constam actuações para a RTP Porto, TVI, RDP Internacional, RDP Antena 1 e RDP África, respectivamente.

Tem percorrido todo o país tendo-se deslocado em tournées do Sul ao Norte, Madeira e Barcelona.

Ao longo de 16 anos tem mantido uma estreita colaboração com o INATEL.

A Escola de Música com 15 anos de existência na Golegã, ministra as disciplinas mais populares em Portugal no domínio do ensino artístico, vertente musical.

Tem preparado com sucesso dezenas de jovens para os exames nos Conservatórios Nacionais; apoiou a criação de novas escolas nomeadamente em Constância, Alcanena, Anadia e Alpiarça.

Contribuiu para uma melhor formação técnica, artística, intelectual e sobretudo humana, de várias centenas de crianças, jovens e adultos.

Dispõe de uma quadro docente experiente e habilitado para o ensino musical a partir dos 3 anos de idade; sendo que alguns dos jovens licenciados que o compõem foram já produto do excelente trabalho realizado por esta escola.

Durante vários anos tem sido responsável pela sensibilização musical nos jardins de infância e algumas escolas do primeiro ciclo nos concelhos de Santarém, Alpiarça, Golegã, Salvaterra de Magos, Torres Novas e Entroncamento.

Dispõe de todo o equipamento necessário para o ensino adquirido com o apoio dos projectos: LEADER e PETTRA JEUNESSE.

Ultimamente tem vocacionado o seu trabalho também para o acompanhamento dos Idosos nos Centros de Dia. Dinamizando e estimulando pela música, criam-se assim novos incentivos de apego e estímulo à vida.

O Coro Polifónico foi constituído em 1987 tem participado em cerimónias litúrgicas, comemoração de efemeridades, recepção a entidades, recitais e concertos didáctico/comentados e encontros corais um pouco por todo o país. Constam do seu reportório todo o tipo de música erudita tradicional ou ligeira.

Em 2002 foi convidado a participar no concerto de gala do conservatório de música da Golegã interpretando alguns clássicos corais sinfónicos da ópera rock "Jesus Christ Super Star" e de Cat Stevens.

Participou nos CDs: "Os melhores coros amadores da região do Ribatejo e Estremadura Norte", "Poesia de Elsa de Noronha", "A Música da Golegã", "A História Musical das Tropas Pára-quedistas".

Coro de Gregoriano - Composto exclusivamente por homens, usando indumentária apropriada (hábito de monge).

Coro de Música Antiga - Composta por jovens de ambos os sexos com indumentária própria da época, dedica-se à música erudita "à capela ou coral sinfónica" ou temas renascentistas.

Actua em inaugurações, recepções a entidades, refeições e festas medievais, palácios, igrejas, salões e castelos.